Dureza


DUREZA


Quando nos referimos a minerais e gemas, existem principalmente dois tipos de dureza, a dureza do risco e de resistência a lapidação.


DUREZA DO RISCO


A ensaio da dureza de risco, a escala de dureza de Mohs, foi inventada pelo mineralogista vienense Friederich Mohs. A escala vai de zero a dez, sendo um o talco e dez o diamante.

Os minerais de dureza 1 e 2 podem ser riscados com a unha do dedo. Os de dureza 3 pode ser riscado por uma moeda de cobre. Os de dureza 4 e 5 podem ser riscados com uma faca. Minerais de dureza 6 podem ser riscados por uma lima de aço. Os minerais de dureza 7 conseguem riscar o vidro de uma vidraça. Os minerais de dureza 8 e 9 só podem ser riscados por minerais de dureza maior.

Os minerais de mesma dureza não riscam uns aos outros. Hoje em dia, os graus de dureza também foram subdivididos em meio grau.

Antigamente, apenas as gemas de dureza maior que 8 tinham valores altos. Hoje já não é mais assim, e já são valorizadas muitas gemas de dureza baixa. O único porém é que gemas de dureza menor que 7 tem seu brilho e polimento afetado pela poeira eventualmente presente no local, porque ela contém partículas de quartzo.


  • Visite nosso Facebook  Visite nosso Pinterest

Pedras.Eco.Br © 2017